A Confederação Brasileira de Vôlei confirma nesta semana que a decisão da Superliga 2014/2015 ocorrerá com jogo único. Na segunda-feira, o repórter Daniel Ottoni, do jornal O Tempo, já falava sobre o assunto, pois os clubes que formam a elite nacional receberam um email da entidade sobre o assunto. A mudança (antes estava previsto uma melhor de três partidas) se deve por causa da Rede Globo, detentora dos direitos televisivos, que argumentou não ter tempo hábil para planejar a transmissão dessa maneira.
Infelizmente para o voleibol brasileiro isso é um grande retrocesso, pois todos os clubes já estavam trabalhando com a ideia de três partidas na final, tendo o clube de melhor campanha a vantagem de decidir o confronto em casa. Uma competição como a Superliga valoriza a regularidade das equipes, pois a fase classificatória é realizada em turno e returno, enquanto quartas de final e semifinais são em melhor de três. Uma final em jogo único destoa de toda a competição.
No dia 15 de setembro, uma plenária envolvendo membros da CBV e todos os clubes participantes discutiram pontos importantes para a Superliga 2014/2015, entre eles a decisão em três partidas, que teve aprovação da maioria. Entretanto, a entidade informou na ocasião que seria necessária uma conversa com a Rede Globo para que a mudança fosse realizada.
O problema aqui é que CBV, clubes e patrocinadores ainda pensam que o retorno será maior tendo a TV Globo transmitindo a decisão da Superliga, porém um olhar mais aprofundado pode mostrar outro caminho. Quem gosta de voleibol vai atrás de quem transmite o esporte e muitas vezes o público alvo das marcas que estão na modalidade não é o mesmo do domingo pela manhã da televisão brasileira.
Claro que é óbvio o interesse de aparecer na emissora que tem maior Audiência do país, tanto para clubes quanto para patrocinadores, porém o retorno poderia ser maior com um trabalho feito com planejamento e estratégia de marketing, seja coisas simples como a venda de camisas online, maior interação com outras emissoras, além de buscar o fortalecimento das marcas em sua região, para depois alçar voos mais altos pelo Brasil.
foto: Divulgação
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