A última vaga que resta para a Superliga 2015/2016 será disputada em um torneio seletivo entre o período de 15 de julho a 15 de agosto, em local que ainda não foi definido pela Confederação Brasileira de Vôlei. Entretanto, a entidade já confirmou que quatro times estarão na disputa, sendo eles São José dos Campos, São Bernardo, Apan/Barão/Cremer/Blumenau e Upis/Brasília.
São José dos Campos e São Bernardo terminaram a Superliga passada no 11º e 12º lugares, respectivamente, e apenas aguardavam a definição para saber se cairiam para a Superliga B ou teria a oportunidade de disputar uma seletiva. Já os catarinenses ingressam no torneio por terem sido o 3º colocado na classificação geral da Superliga B e o time do Distrito Federal ingressa como convidado.
A tendência é que os times mantenham a base que utilizaram tanto na Superliga quanto na Superliga B. O São José dos Campos conta com alguns jogadores experientes como o central Everton, o levantador Danilo Gelinski e o bom oposto Kaio. No São Bernardo destaque para os jovens Fer, Nicolas e Edy. Na Apan/Blumenau vale ficar de olho no central Pedro Reck e no veterano levantador China. No caso da Upis/Brasília, o oposto Abuba tem força e qualidade.
A expectativa é que a CBV acerte com alguma cidade que tenha representante em quadra, porém não está descartada a ida do torneio seletivo para a região nordeste do Brasil. Quanto a regulamento, especula-se que seriam partidas em turno único quando a equipe que somar mais pontos sagrando-se campeã.
