A Superliga 2012/2013 terminou para a UFJF, que acabou na 11ª posição, mas com vaga garantida na elite nacional e a afirmação do projeto, a comissão técnica avalia a temporada e já pensa no que virá pela frente. Com contratos se encerrando no fim deste mês, os atletas foram dispensados para descansar, enquanto o treinador Maurício Bara começa a avaliar questões que deram certo e errado.
“Vamos nos reunir para analisar a campanha. Faremos também a avaliações do elenco para iniciarmos os contatos com quem queremos que permaneça para a próxima temporada. Sabemos que haverá assédio de equipes sobre alguns, outros não serão aproveitados, e buscaremos conciliar nossa vontade de manutenção com a do jogador”, afirmou o técnico Maurício Bara.
A penúltima colocação no principal torneio do Brasil ficou abaixo da expectativa de todos, porém alguns fatores ficaram evidentes durante a competição, como a pouca experiência dos atletas, que foi crucial para que as partidas levadas para o quinto set. Para se ter uma ideia, a UFJF disputou nove tie-break e acabou vencendo apenas um em todo o campeonato.
“A inexperiência e a cabeça pesaram realmente. Muitas vezes, vínhamos de um quarto set cometendo três erros, fazendo um jogo quase perfeito, para um quinto com seis, sete erros, em uma parcial mais curta. Isso acabou decidindo muitos jogos. Para mim, isso é fruto de os atletas ainda não terem vivido essas situações muitas vezes em suas carreiras. É bom lembrar que terminamos nossa participação praticamente jogando com um time sub-23, recém-saído do juvenil. Por méritos, eles ganharam a vaga, mas não tinham a experiência em situações decisivas como essas, naturalmente”, avaliou o comandante.
Quanto a elenco para a temporada 2013/2014, a diretoria não revela, mas as prioridades ficam por conta das renovações com o oposto Luan e os centrais Lucão e Victor Hugo. No quesito especulações de marcado, Aureliano e Japa tiveram seus nomes sondados no novo time de Taubaté, enquanto o ponteiro Clinty pode retornar ao Rio Grande do Sul para atuar por Santa Maria, aonde Jorginho Schmidt vem encaminhando a formação de uma equipe.
foto: UFJF/Divulgação
