A Federação Internacional de Voleibol, presidida pelo brasileiro Ary Graça, não resistiu à pressão imposta pelos times europeus e marcou o Mundial de Clubes para outubro, ainda sem datas definidas. A entidade chegou a confirmar a realização do torneio para maio, entre os dias 8 e 15, porém a época coincide com as finais de vários campeonatos nacionais, como da Itália, Rússia e Turquia.
A mudança melhora também a situação para os times brasileiros, que na maioria das vezes realizam contratos com os jogadores até o final da Superliga, mais precisamente em abril. Caso o Mundial de Clubes fosse realizado em maio, o time campeão nacional teria, além de prorrogar alguns vínculos, ter que participar em um curto espaço de tempo do Sul-Americano, que garante um lugar no principal torneio entre equipes do mundo.
Atualmente, o Trentino, da Itália, é atual tetracampeão mundial, sendo que na final de 2012 derrotou o Sada/Cruzeiro. A FIVB tem a intenção de aprimorar a competição e deixá-la mais atrativa para clubes e, principalmente, patrocinadores, e por isso existe a possibilidade de torná-la maior, ou seja, com mais de oito clubes.
foto: FIVB/Divulgação
