No confronto que coloca frente a frente as equipes mais próximas na tabela da fase classificatória, o Vivo/Minas derrotou o Medley/Campinas por 3 sets a 2, parciais de 27/25, 20/25, 28/26, 22/24 e 15/9, no ginásio do Taquaral, pela primeira partida da serie melhor de três das quartas de final da Superliga 2012/2013. Agora, os mineiros precisam apenas de uma vitória na próxima quinta-feira, às 20h30min, na Arena, em Belo Horizonte, para chegar as semifinais.
O set começou equilibrado até o central Maurício pontuar no bloqueio e levar o Vivo/Minas a três pontos de vantagem (8 a 5). No ponto de saque do ponteiro Lucarelli, o time mineiro fez 11 a 6 e o técnico do Medley/Campinas, Marcos Pacheco, pediu tempo. Com quatro pontos seguidos de bloqueio, o time da casa reagiu e diminuiu a diferença (11 a 10). Mas os visitantes não permitiram uma reação ainda mais intensa e seguiram no comando do placar (19 a 16). Com ponto de saque do ponteiro Jurquin, o time da casa encostou (22 a 21). As equipes fizeram um final de set equilibrado (23 a 23) e no ace de Lucarelli, o time mineiro fechou em 27 a 25.
O Medley/Campinas impôs um ritmo forte no início da segunda parcial e, bem no bloqueio, fez 3 a 0. O Vivo/Minas passou a pontuar, mas os donos da casa seguiram no comando do placar. Na bola rápida com o central Purificação, o time campineiro fez 7 a 4. A vantagem para o Medley/Campinas aumentou em 13 a 8. Com um bloqueio individual do ponteiro Renato, os donos da casa chegaram a 19 a 12. Com uma boa folga no placar, a equipe da casa comandou a reta final do set e venceu por 25 a 20.
A terceira parcial teve um início equilibrado. Com o oposto Filip, o Vivo/Minas colocou um de vantagem em 8 a 7. As equipes trocaram pontos e estiveram empatadas novamente em 11 pontos. Com grande atuação do ponteiro Jurquin, o Medley/Campinas esteve à frente por apenas um ponto em 16 a 15. A pequena diferença continuou no final do set e passou a ser do time mineiro em 21 a 20. Os últimos pontos foram bastante disputados e os visitantes venceram por 28 a 26.
A vitória parcial na partida fez bem ao time de Belo Horizonte, que entrou em quadra com força e fez 4 a 1 sobre os donos da casa. No ace de Rivaldo, o Medley/Campinas encostou em 4 a 3. Com um ataque do levantador Rodriguinho, o time da casa passou a frente (7 a 6). A partir deste momento, a equipe campineira esteve melhor e conseguiu abrir três de vantagem em 16 a 13. A diferença ainda foi para quatro pontos (22 a 18). No final do set, melhor para os paulistas, que fizeram 25 a 22 e levaram o jogo para o tie-break.
O Vivo/Minas abriu o placar do set decisivo e, com o bloqueio do ponteiro Lucarelli, fez 5 a 2. O time mineiro ainda aumentou a vantagem para 6 a 2. O Medley/Campinas tentou uma reação e fez 6 a 4, mas com bom saque de Lucarelli, os visitantes fizeram 8 a 4 na virada de quadra. A equipe mineira administrou o placar e, no ace do central Henrique, venceu por 15 a 9.
“Já era de esperar que o jogo entre quarto e quinto fosse um pouco mais equilibrado. Foi muito difícil, pois está muito quente. A nossa equipe vacilou em alguns momentos, mas conseguiu a vitória, que é o mais importante (...) A preparação nessa semana vai ser para outro 3 a 2. Se for diferente disso, melhor, mas agora o que importa é a vitória, por qualquer placar, e garantir a vaga na semifinal”, disse o ponteiro Lucarelli.
“Saímos de Campinas com um excelente resultado. Começar na frente em uma série curta e equilibrada como essa é muito importante. Esse era o nosso objetivo e conseguimos. Sabíamos que seria um jogo igual, decidido em detalhes, pois são duas equipes que se equivalem no alto nível. Mas esse jogo acabou aqui. Não ganhamos nada ainda, foi apenas o primeiro confronto. Essa vitória fica de lado e já vamos pensar no jogo de Belo Horizonte, onde vamos manter essa mesma postura para a próxima partida, na nossa casa”, declarou o levantador Marcelinho.
“No último set falhamos na virada de bola, nossa principal virtude durante o torneio. Não soubemos trabalhar com paciência e qualidade, pagamos o preço. Agora é corrigir os erros e pensar no duelo de quinta-feira ”, afirmou o treinador Marcos Pacheco.
Equipes:
Medley/Campinas: Rodriguinho, Rivaldo, Gustavão, Purificação, Jurquin, Renato e Alan (líbero)
entraram: Franco, Murilo, André Heller e Diogo
Técnico: Marcos Pacheco
Vivo/Minas: Marcelinho, Filip, Henrique, Maurício, Lucarelli, Quiroga e Lukinha (líbero)
entraram: Gustavo, Evandro, Otávio, Thiago e Samuel
Técnico: Ricardo Picinin
foto: Cinara Piccolo/Piccolo & Inamine
