Jogando com a Arena JK lotada, em Belo Horizonte, o Vivo/Minas derrotou o Medley/Campinas por 3 sets a 1, parciais de 30/28, 25/22, 20/25 e 25/19, no segundo jogo da série melhor de três das quartas de final da Superliga 2012/2013. Como venceu no interior paulista, os mineiros acabaram conquistando a vaga para a semifinal, onde enfrentam o RJX, time de melhor campanha do torneio.
Em mais de 37 minutos, o primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Bastante homogênea dentro da partida, a equipe visitante correu atrás do placar e criou grande oportunidade de largar na frente abrindo 22 a 19. A partir daí começou o duelo de opostos. No lado da Medley/Campinas, Rivaldo se encarregou de virar a bola nos momentos decisivos, enquanto Filip decidiu para os mineiros. Na reta final da parcial, o tcheco fez a diferença no saque e deu a vitória para os mandantes por 30 a 28.
Na parcial seguinte, o Vivo/Minas conseguiu manter sempre a frente no placar, com destaque para os ponteiros Lucarelli e Quiroga. A equipe campineira não desistiu de buscar, mesmo estando atrás do marcador, principalmente com o cubano Jurquin, que forçou o saque para tentar igualar as coisas. Entretanto, o levantador Marcelinho estava em noite inspirada e comandou os donos da casa a vencerem por 25 a 22.
O terceiro set era tudo ou nada para o Medley/Campinas e o técnico Marcos Pacheco resolveu apostar na agressividade de Jurquin e na ousadia do levantador Murilo Radke. A mistura deu resultado positivo. O cubano começou soltando o braço no saque e fez os campineiros abrirem cinco pontos de ataque. O Vivo/Minas conseguiu equilibrar antes da primeira paralisação, mas os paulistas conseguiram administrar bem a vantagem e vencer por 25 a 20.
O quarto set começou com o Medley/Campinas mantendo o embalo do período anterior, mesmo com Jurquin sentindo fortes dores no cotovelo direito. Pelo lado do Vivo/Minas, além da torcida, os centrais Maurício e Henrique faziam a diferença no bloqueio e no final com ataques precisos de Lucarelli e Filip, fecharam em 25 a 19.
“O nosso time trabalha muito duro, todos os jogadores são maravilhosos, um ajuda muito oo outro, independente desse troféu ser pra mim, eu divido com todo mundo. To muito feliz de participar de mais uma vez de uma semifinal de uma Superliga tão difícil. Esse resultado está coroando o nosso trabalho e ainda vai ter mais. Vamos com tudo”, afirmou o levantador Marcelinho, eleito o melhor em quadra.
“Nosso time foi muito bem. Os adversários dificultaram muito, mas trabalhamos e focamos nesta partida. Queríamos a qualquer preço eliminar o terceiro jogo lá em Campinas, que seria muito duro. Agora vamos trabalhar e pensar no próximo adversário, que também será muito complicado”, avaliou o treinador Horacio Dileo.
“O que poderíamos ter feito, não fizemos. Não conseguimos criar oportunidades, contra uma equipe capaz e forte. Esperávamos por este momento desde o início da Superliga, mas faltou a tranquilidade para decidir", lamentou o técnico Marcos Pacheco.
Equipes:
Vivo/Minas: Marcelinho, Filip, Maurício, Henrique, Lucarelli, Quiroga e Lukinha (líbero)
entraram: Samuel, Thiago, Evandro, Gustavo
Técnico: Horacio Dileo
Medley/Campinas: Rodriguinho, Rivaldo, Purificação, Gustavão, Jurquin, Diogo e Alan (libero)
entraram: Renato, Franco, Murilo
Técnico: Marcos Pacheco
foto: Alexandre Arruda/CBV
