Pela 11ª rodada do returno da Superliga 2012/2013, o Volta Redonda perdeu para o Sesi-SP por 3 sets a 2, parciais de 25/22, 21/25, 21/25, 25/21 e 15/13, no ginásio da Ilha São João. Mesmo com o resultado negativo, o time carioca conquistou a vaga para os playoffs, ficando na sétima posição, com 27 pontos. Já a equipe paulista manteve o terceiro lugar, com 47 pontos.
Os Gigantes do Aço começaram melhor na partida e chegaram ao primeiro tempo técnico na frente (8 a 6). No entanto, os paulistas se recuperaram, viraram o placar em 9 a 8 e tiveram mais tranquilidade para fecharem em 25 a 22. O Sesi-SP voltou melhor no segundo set e chegou a estar na frente em ambos os tempos técnicos (8 a 7 e 16 a 14). Mas, desta vez, foi o Volta Redonda quem reagiu e virou o jogo em 18 a 17, e logo depois fechando em 25 a 21.
O Voltaço precisava vencer mais um set para somar pelo menos um ponto e selar de vez a classificação para os playoffs sem depender de outros resultados. Por este motivo, a equipe comandada pelo técnico Alessandro Fadul voltou para a etapa a mil e logo abriu quatro pontos de vantagem na boa passagem do central Giovanni pelo saque: 8 a 3. Os donos da casa estiveram na frente também na segunda parada técnica: 16 a 14 e com o apoio do torcedor fez 25 a 21
Já classificado, o Volta Redonda chegou ao quarto set melhor até o tempo técnico (8 a 7). A partir daí, os visitantes viraram o placar e venceram a etapa por 25 a 21, levando o jogo para o tie-break. O set desempate foi bastante equilibrado, com as equipes trocando pontos até o final da etapa, que acabou com vitória do Sesi-SP por 15 a 13.
“É gratificante fazer parte desse momento histórico para o Volta Redonda. Estou no projeto desde a sua criação, em 2008, e sei como foi difícil chegar até aqui. Traçamos o objetivo de classificar para os playoffs no início da temporada e aqui estamos. Não desistimos em momento algum, mesmo quando tivemos uma longa sequência de derrotas na competição. A torcida também confiou no nosso trabalho e ajudou muito, especialmente nessa reta final”, disse o treinador Alessandro Fadul.
Nas quartas de final, o Volta Redonda (7º colocado) encara o Sada/Cruzeiro (2º colocado), com o time mineiro tendo a vantagem de jogar duas, das três partidas da serie em casa. Já o Sesi-SP (3º colocado) enfrenta o Kappesberg/Canoas (6º colocado), com a vantagem de atuar duas vezes na Vila Leopoldina.
Equipes:
Volta Redonda: Rodrigo, Leozão, Ezinho, Vinícius, Giovani, Alberto e Daniel (líbero)
entraram: Mauricio, Jonatas, Bruno Canuto
Técnico: Alessandro Fadul
Sesi-SP: Sandro, Leozão, Eder, Ary, Mão, Tiago Barth e Lucianinho (líbero)
entraram: Aracaju, Léo Mineiro, Everaldo, Wagner e Tarcísio
Técnico: Giovane Gávio
foto: Volta Redonda/divulgação
