Na partida mais complicada do Sul-Americano, o Brasil superou a Argentina por 3 sets a 2, de virada, parciais de 19/25, 25/20, 25/19, 24/26 e 15/10, no ginásio Alfredo Barreto, em Cabo Frio. Com a vitória, a Seleção Brasileira conquistou o 29º título da competição, além de garantir o time na Copa dos Campeões, que ocorre em novembro deste ano, no Japão.
A Argentina não só saiu na frente, como se manteve por um bom tempo no primeiro set. A equipe visitante fez 8 a 4 e, depois, 10 a 5. O Brasil conseguiu reagir e reduzir a vantagem adversária em 13 a 10, mas os argentinos voltaram a abrir em 16/11. Apenas um ponto depois do tempo técnico (17 a 11), o técnico Bernardinho pediu tempo. Os argentinos seguiram superiores e colocaram 19 a 13 no placar. No bloqueio, a equipe visitante fez 23 a 17 e abriu boa chance de fechar o set. E, assim, a Argentina venceu por 25 a 19.
Os argentinos abriram a segunda parcial com um erro de saque. O Brasil voltou melhor e, com Dante, fez 6 a 4. O adversário buscou e empatou em sete pontos. Mas, contando com o apoio da torcida, os brasileiros voltaram a pontuar. No ace do central Lucão, o placar foi para 12 a 9 a favor dos donos da casa e o técnico argentino pediu tempo. A conversa surtiu efeito e o time visitante encostou em 12 a 11. Com o ponto e a vibração de Sidão, o Brasil fez 15 a 12 e esteve melhor em quadra. De novo com Sidão, dessa vez na largadinha, a equipe verde e amarela colocou quatro de vantagem: 21 a 17. A equipe brasileira seguiu melhor e fechou em 25 a 20.
Mesmo depois de perder o segundo set, a Argentina saiu na frente no terceiro e fez 2 a 0. No erro de ataque do adversário, o Brasil chegou ao empate em cinco pontos e, no bloqueio duplo com Sidão e Wallace, passou a frente no placar. E foram mais dois pontos seguidos neste fundamento, que levaram o time brasileiro a marcar 8 a 5. O Brasil contava com grande desempenho de Sidão que, no ponto direto de saque, fez 12 a 8. Foi em mais um ponto de bloqueio que o time de Bernardinho chegou a 17 a 13. A seleção brasileira seguiu melhor. No bloqueio de Bruninho, fez 23 a 18 e, na sequência, com mais um bloqueio de Sidão, venceu o set por 25 a 19.
Com bom saque do central Crer, a Argentina esteve à frente logo no inicio do quarto set: 3 a 2. O time visitante manteve o comando do marcador (7 a 5). No ace de Sidão, o Brasil empatou o jogo em sete pontos e, no bloqueio, fez 8 a 7. A parcial seguiu equilibrada. A Argentina colocou dois de vantagem (14 a 12) e Bernardinho pediu tempo. Com Lucão no bloqueio, o Brasil deixou tudo igual novamente: 17 a 17. A equipe da casa colocou dois de vantagem em 20 a 18 e os argentinos empataram em 20 pontos. O final do set foi extremamente equilibrado e as equipes estiveram empatadas em 24 a 24. Em uma grande passagem do levantador Uriarte pelo saque, a Argentina fechou em 26 a 24.
Os argentinos abriram o placar do set decisivo. Mas, após boa passagem de Sidão pelo saque, o Brasil fez 4 a 2. A equipe verde e amarela demonstrou total disposição para buscar a vitória e, defendendo bem e não desperdiçando os ataques, fez a troca de quadra vencendo por 8 a 4. Com o oposto Wallace pontuando bem, a seleção brasileira fez 12 a 8. O ace de Sidão levou a equipe da casa a 14 a 9 e, com Lucão, fechou em 15 a 10.
“É gratificante demais ser campeão com boa atuação. Passei por momento difíceis, por uma cirurgia, mas tive a ajuda de muitas pessoas para me recuperar. Mais um campeonato, mais um título e ser campeão é sempre muito importante. Tive pouco tempo de preparação, mas sempre procurei trabalhar bem e com tranquilidade. Posso botar minha cabeça no travesseiro feliz, com o sentimento de dever cumprido”, disse o central Sidão.
“Estou muito feliz. É o primeiro título dessa nova geração que está se renovando e isso é muito importante. Sabíamos que esse jogo seria o mais difícil e fizemos uma partida bastante dura”, comentou Mário Jr.
Equipes:
Brasil: Bruninho, Vissotto, Lucão, Sidão, Dante, Lucarelli e Mário Jr. (líbero)
entraram: Wallace, William, Lipe e Maurício Borges
Técnico: Bernardinho
Argentina: Uriarte, Romanutti, Crer, Sole, Pereyra, Quiroga e Gonzalez (líbero)
entraram: Ramonda, Koukartsev, De Cecco e Bengolea
Técnico: Javier Weber
foto: Alexandre Arruda/CBV
