Na última segunda-feira, o técnico Renan Dal Zotto anunciou a convocação de onze jogadores (nove que estiveram na final da Superliga 2017/2018) e dois que estavam treinando com a Seleção Brasileira como convidados. Os atletas foram chamados para os compromissos deste ano: Liga das Nações, Copa Pan-Americana e Campeonato Mundial.
Foram chamados o levantador William, o central Lucão, os ponteiros Douglas Souza e Lipe, o oposto Alan e o líbero Murilo (todos do Sesi-SP). Do Sada/Cruzeiro foram convocados o oposto Evandro, o central Isac e o ponteiro Rodriguinho, além dos ponteiros Léozinho (JF Vôlei) e Victor Birigui (UM Itapetininga), que tinham sido convidados anteriormente.
Já estão treinando com a Seleção Brasileira em Saquarema os levantadores Bruninho (Modena, da Itália) e Thiaguinho (Sesc-RJ), os opostos Wallace (EMS Taubaté Funvic) e Renan (Sesc-RJ), os centrais Maurício Souza (Sesc-RJ), Otávio (EMS Taubaté Funvic/SP) e Éder (Trentino, da Itália), os ponteiros Maurício Borges (Sesc RJ) e Lucas Lóh (Halkbank, da Turquia) e o líbero Thales (EMS Taubaté Funvic/SP).
O calendário da seleção brasileira em 2018 terá início com a Liga das Nações, de 25 de maio a 8 de julho. Depois a equipe terá a Copa Pan-Americana, de 12 a 20 de agosto, no México, e o Campeonato Mundial, que será na Bulgária e na Itália, de 10 a 30 de setembro.
Analisando esses 21 nomes pode se ver que a espinha dorsal da Seleção Brasileira segue a mesma, com exceção de Lucarelli, que segue se recuperando de lesão em Taubaté. Por conta disso, Renan Dal Zotto dá a oportunidade para os jovens Leozinho e Victor Birigu, sendo que Lucas Lóh e Douglas Souza precisam mostrar a que vieram para tirar a titularidade dos experientes Maurício Borges e Lipe. Entre os levantadores, Bruninho e William não peças insubstituíveis, enquanto no meio de rede, a briga fica por saber se Otávio e Isac conseguirão bater alguém do trio (Lucão, Maurício Souza e Éder). Já no quesito oposto Wallace é o grande referencial, com Evandro sendo eu reserva imediato, mas com Alan (a frente de Renan) querendo seu espaço.
Para fechar falaremos do líbero, onde foram chamados Thales e Murilo. O primeiro disputou ganhou a posição de titular no ano passado superando Tiago Brendle, que acabou não sendo convocado. Já o segundo, chega após ingressar na posição em apenas seis meses, mas com o peso de ter sido um dos principais jogadores da Seleção Brasileira nos últimos anos.
foto: Divulgação/FIVB

Seria muito justo o torcedor apaixonado por vôlei saber o real motivo por não termos jogadores como o ponteiro Filipe e o líbero Serginho (ambos do Sada Cruzeiro) na lista de convocados. Avaliando todos os ponteiros, o Filipe é indiscutivelmente o melhor em atividade, super experiente, habilidoso, enfim... Sobram-lhe qualidades e o Serginho, com 9 títulos, dispensa qualquer comentário.
ResponderExcluirE os levantadores Rapha (Taubaté) e Murilo Radke (Jeopark Kula Belediyespor) que fez uma temporada maravilhosa na Turquia? O líbero Alan (Montes Claros) que foi o melhor passe?
É lamentável ver como a seleção masculina é mais do mesmo e não dá espaço para quem vem realmente se destacando.
Eu sou muito fã do Murilo, mas será mesmo que ele jogou bola como líbero para ser convocado?
Muitas escolhas questionáveis, Douglas Souza é o principal.