ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ZA

(Liga das Nações) Brasil encerra fase classificatória com derrota para a Rússia

Mikhaylov contra o bloqueio brasileiro
Na última partida da fase classificatória da Liga das Nações, a Seleção Brasileira perdeu para a Rússia por 3 sets a 0, parciais de 21/25, 26/28 e 20/25, em Rimini, na Itália. Esse foi o segundo resultado negativo da equipe verde e amarela, que mesmo assim terminou essa etapa na liderança, com 38 pontos. O destaque da partida foi o oposto Mikhaylov, que estava difícil de ser parado. No lado brasileiro ficou o alerta para ingressar na semifinal com um melhor desempenho no bloqueio e na virada de bola.

A partida iniciou com Volvich incomodando a recepção brasileira e com isso a Rússia abriu 0 a 3. Os russos soltavam o braço e conseguiam abrir vantagem no placar, chegando a 1 a 5, porém com dois aces de Wallace, o Brasil voltou para o jogo: 5 a 6, sendo que na primeira parada técnica o placar era de 5 a 8, após bloqueio no oposto brasileiro. O jogo era duríssimo, com os russos conseguindo segurar o placar e uma vantagem de no mínimo dois pontos: 10 a 12. Na segunda parada técnica, o time verde e amarelo seguia sofrendo com o saque adversário, que fez 11 a 16, após ataque de Kliuka. Com dificuldades na virada de bola, o Brasil parava no bloqueio russo, como aconteceu com Leal: 13 a 19, obrigando Carlos Schwanke a pedir tempo. Começando a trabalhar no bloqueio adversário, o Brasil cresceu na partida, com destaque para Wallace: 17 a 20. Entretanto, quando se esperava que o time brasileiro foi equilibrar as ações, os russos voltaram a crescer no saque, mantiveram um forte volume de jogo e venceram por 21 a 25.

O Brasil começou a segunda parcial bem diferente e com Leal trabalhando no bloqueio adversário o placar era de 4 a 2. Wallace estava jogando bem, sendo um destaque na equipe brasileira, tanto que na primeira parada técnica a vantagem era de 8 a 6. Em um ace que a bola triscou na rede, os russos empataram o duelo: 8 a 8, Em uma jogada de segunda do levantador Kobzar, o placar era de 10 a 12, sendo que o time europeu seguia com bom desempenho no saque: 10 a 13. Após tempo pedido por Carlos Schwanke, os brasileiros melhoraram e o jogo ficou equilibrado, tanto que na segunda parada técnica a vantagem russa era de 14 a 16. O Brasil oscilava demais fazendo boas jogadas em alguns momentos e tendo algumas falhas visíveis, principalmente no bloqueio e de virada de bola: 20 a 18. Na reta final da parcial, a vantagem brasileira se foi com Mikhaylov no saque: 21 a 22, porém não faltou luta e a possibilidade de vencer a parcial após dois sets points. Entretanto, na falha de Leal no passe, a Rússia fechou em 26 a 28.

Com 2 sets a 0 contra, Carlos Schwanke resolveu mudar bastante o time, com as entradas desde o início de Fernando Cachopa, Alan, Maurício Borges, Douglas Souza e Flávio. Mesmo com um inicio equilibrado, logo a Rússia voltou a dominar e abriu quatro pontos de diferença: 4 a 8. O Brasil não conseguia parar as bolas de velocidade do adversário que jogava tranquilo em quadra: 6 a 11. Com destaque para o saque de Douglas Souza, o time vede e amarelo conseguiu se recuperar e encostar no placar: 14 a 15. Entretanto, os russos voltaram a ter boa sequência no saque a abriram 14 a 18 e nestes altos e baixos da partida, o Brasil ia buscando alternativas para buscar o placar: 17 a 21. Na reta final, os brasileiros tentaram forçar o saque para quebrar o passe adversário, mas o momento dos russos era melhor. Com ótimo desempenho no saque conseguiram neutralizar as ações brasileiras e fechar em 20 a 25.

“Nós chegamos até aqui em primeiro lugar, com uma boa campanha e entramos em quadra com a classificação para a semifinal garantida. Já a Rússia estava eliminada e entrou arriscando tudo no saque. Isso nos colocou em dificuldade e tivemos problemas em manter o ataque. Agora é foco total no que vem pela frente. Teremos uma semifinal duríssima contra a França e toda a nossa energia já está direcionada para sábado”, disse o técnico Carlos Schwanke.

Na semifinal, a Seleção Brasileira encara a França (única equipe que venceu o time verde e amarelo na fase classificatória), no sábado, às 6h30min. No mesmo dia, às 10h, Polônia e Eslovênia se enfrentam buscando a outra vaga na decisão.

Equipes:

Brasil: Bruninho, Wallace, Leal, Lucarelli, Lucão, Maurício Souza e Thales (líbero)
entraram: Fernando Cachopa, Alan, Douglas Souza, Flávio e Maurício Borges
técnico: Carlos Schwanke

Rússia: Kobzar, Mikhaylov, Kliuka, Podlesnykh, Kurkaev, Volvich e Golubev (líbero)
entraram: Volkov, Vlasov e Bogdan
técnico: Tuomas Sammelvuo,

foto: Volleyball World/FIVB

« Anterior
Próxima »

Facebook Comments APPID