ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ZA

Benfica vence o Sporting no tie-break e conquista a Supercopa de Portugal

Benfica contra o Sporting na Supercopa
No último sábado, um clássico abriu oficialmente a temporada 2021/2022 do voleibol português. Benfica e Sporting entram na quadra do ginásio municipal de Santo Tirso e fizeram um grande jogo pela decisão da Supercopa de Portugal. Contando com a presença de vários brasileiros nos dois times, o título ficou com a equipe do técnico Marcel Matz após a vitória por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/21, 25/23, 30/32 e 15/12.

A alternância no marcador no primeiro set foi uma constante e marcou boa parte do encontro, com o Benfica a conseguir chegar aos 10 a 8, vantagem que foi sendo diluída com algumas falhas no ataque, que possibilitaram ao Sporting igualar o marcador a 15 a 15. Os comandados de Marcel Matz continuaram a ter menor acerto no momento ofensivo, possibilitando ao Sporting chegar aos 17 a 19, aproveitando um serviço direto de Victor Hugo para conseguir a maior vantagem no parcial. Com menos três pontos, Marcel Matz pediu mais trabalho junto da rede, perto do bloco contrário, conseguindo reduzir para 23 a 24, salvando o primeiro ponto de jogo. Porém, o segundo set point acabou por fechar o parcial depois de um ponto muito disputado e dando sinais claros que de era preciso aumentar a eficácia no bloco e a certeza nas definições de ataque para inverter o rumo dos acontecimentos.

Assim foi! No segundo set, o Benfica respondeu de forma contundente, sobretudo a meio do mesmo. Liderando até aos 6 a 4, o acerto defensivo do oponente ainda permitiu vantagens de 8 a 10 e 11 a 14, até que os encarnados foram letais no aproveitamento do serviço e da permeabilidade do bloco contrário, que, entretanto, foi revelando desacerto junto à rede. Variando o serviço, o Benfica igualou a 14 a 14, superiorizando-se até aos 21 a 18. A vantagem alcançada foi mesmo determinante para que o set fosse ganho pelo Benfica.

O terceiro set, esse, foi decidido a favor de quem teve melhor acerto no bloco e serviço na fase final do mesmo. Ponto a ponto, com oscilações mínimas na pontuação para as equipas e com alguns erros provocados pelo desgaste inerente à fase inicial da temporada, o Benfica afirmou-se aos 21 a 19. Daí para a frente, com quatro erros seguidos no serviço por parte do oponente, os campeões nacionais puxaram dos galões no momento de servirem e receberam dois ataques do Sporting com qualidade, fechando o parcial com 25 a 23. Rapha mostrou-se em grande nível e acabou por ser determinante no ataque à rede.

A entrada para o quarto set, o mais disputado da tarde, mostrou um Benfica ainda mais confiante e solidário, com o bloco e o ataque a denotarem eficácia elevada. Paulatinamente, os homens de Marcel Matz foram consolidando uma vantagem que sensivelmente a meio do parcial chegou aos 14 a 10. O Sporting falhava no ataque, dava sinais de que o set e o jogo estavam encaminhados para as águias, algo que se prolongou até aos 23 a 19. Mas o Benfica, nessa altura, repentinamente acumulou erros no ataque, perante um acerto da defesa leonina. A diferença pontual desvaneceu-se e o parcial acabou mesmo por ser decidido nas vantagens, por 30 a 32.

O perigo era evidente e só quem se apresentasse mais forte na negra em termos psicológicos conseguiria suplantar o desgaste do duelo que já ia em duas horas. Se os adeptos do Benfica até então não pararam de mostrar a sua força e fervor no apoio à equipa, nesta fase aumentaram ainda os decibéis e o coletivo respondeu em grande estilo. Liderando até aos 8 a 6, permitindo ainda o 8 a 8, os encarnados, com um bloco afinado e um ataque feroz dispararam para os 12 a 8, colocando praticamente um ponto final na contenda. O quinto e último set ficou fechado e selado com um 15 a 12 e o Benfica ergueu a 10.ª Supertaça de voleibol do seu historia após 2h39 de disputa.

"A nossa equipe é muito boa, muito competente com 14 jogadores de qualidade extrema. Há sempre alguém de qualidade para colocar no jogo. Foi um jogo muito disputado, bem jogado pelo Sporting também. Vai ser assim a temporada inteira. Os jogadores trabalharam no limite. Parabéns para a nossa equipe e os nossos torcedores deram 'show'! Sempre apoiando do inicio ao fim. Podíamos ter fechado o jogo no quarto set, fomos para o quinto, o que é sempre perigoso. Agora, vamos pensar na Liga dos Campeões, vamos ter uma viagem longa para a Estônia, mas é sempre bom viajar com uma vitória"

foto: Cátia Luís/SL Benfica

« Anterior
Próxima »

Facebook Comments APPID