ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ZA

(Mineiro) Montes Claros América Vôlei e Brasília Vôlei vão as semifinais

Fiat/Gerdau/Minas x Montes Claros América Vôlei
Em uma rodada de definição para saber quem chegava as semifinais do Campeonato Mineiro 2021 não faltou muita disputa. No primeiro jogo, o Brasília Vôlei derrotou o Praia Clube/Uberlândia Vôlei por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 25/15 e 23/25 e 25/18, e garantiu seu lugar. Na sequência, o Sada Cruzeiro bateu o Azulim/Gabarito/Uberlândia por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/17 e 25/17, garantindo a melhor campanha, enquanto o Montes Claros América Vôlei derrotou o Fiat/Gerdau/Minas por 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/20, 22/25, 21/25 e 13/15, resultado que colocou os dois times na fase seguinte.

Brasília Vôlei x Praia Clube/Uberlândia Vôlei

O primeiro confronto do dia foi de afirmação do Brasília Vôlei, que entrou como convidado no Estadual, e garantiu o 4º lugar, com nove pontos, ingressando assim nas semifinais. A equipe do técnico Flávio Thiessen, que tinha como objetivo dar mais rodagem a equipe visando a Superliga 2021/2022, fez uma campanha sólida deixando para trás equipes também da elite nacional, como o Azulim/Gabarito/Uberlândia e o Olympico/Apan/Eleva.

Apesar de não ter conquistado nenhuma vitória, e estar fora do Final Four o Praia Clube/Uberlândia Vôlei, que ainda tem um compromisso com o Fiat/Gerdau/Minas na segunda-feira, às 19h, vê com bons olhos a possibilidade de ter atuado contra grandes equipes para chegar forte na Superliga C, com previsão para o final de outubro.

“A equipe veio numa crescente forte ao longo do campeonato, a gente conseguiu evoluir e nossos números provaram a nossa evolução. A nossa relação de passe foi muito bacana, conseguimos crescer no sistema defensivo, bloqueio e defesa, o que ajudou bastante nos jogos. Começamos hoje pecando muito no ataque. Quando resolvemos isso, a gente começou a entrar no jogo, mas infelizmente hoje não foi o suficiente. Alguns erros ainda por causa da falta de maturidade, mas eu acho que o processo é esse”, disse o ponteiro Matias, do Praia Clube.

Sada Cruzeiro x Azulim/Gabarito/Uberlândia

O Sada Cruzeiro entrou na Arena Minas disposto a vencer mais um duelo e não deu chances ao Azulim/Gabarito/Uberlândia, que ainda brigava por uma vaga nas semifinais. O técnico Filipe Ferraz optou por alternar o elenco e dar rodagem a toda a equipe. E os jovens talentos cruzeirenses não decepcionaram: mantiveram o nível e conseguiram mais um resultado positivo em sets diretos. O oposto Oppenkoski marcou 15 vezes e foi o maior pontuador da partida.

“Começamos um pouquinho presos, mas fomos entrando no jogo e nos divertindo dentro de quadra. Conseguimos impor um bom saque, nosso sistema defensivo funcionou bem. Fiquei feliz com a nossa boa partida e, principalmente, com o grupo. Tudo o que estamos implementando nos treinamentos, nós conseguimos fazer nesses primeiros jogos. E, entre erros e acertos, estamos conseguindo, a cada jogo, encontrar uma unidade como time. Foram muito proveitosos esses primeiros jogos e agora chegamos à parte mais gostosa de se jogar. Depois de tanto tempo, voltar a jogar uma semifinal em casa, com público, será muito especial”, comentou o central Isac, que liderou os mais jovens em quadra.

Vale destacar que antes mesmo do encerramento da rodada, o clube celeste assegurou o direito de sediar a fase final da competição como líder isolado, após somar 17 pontos.

Fiat/Gerdau/Minas x Montes Claros América Vôlei

Precisando vencer para se garantir entre os quatro melhores, o Montes Claros América Vôlei fez um jogo de superação e ‘coração’ para superar o Fiat/Gerdau/Minas, em plena Arena Minas. O grande destaque da partida foi o oposto Jonadabe, que descreveu um clássico difícil e destacou que a concentração no quinto set foi fundamental para o triunfo e a conquista da vaga à semi. O Coelho acabou na 3ª posição, com nove pontos, enquanto o time de Belo Horizonte está na vice-liderança, com 10 pontos e ainda tem um jogo a realizar nesta segunda-feira contra o Praia Clube/Uberlândia Vôlei.

O Montes Claros América Vôlei teve um bom início de set. O que se pôde visualizar durante boa parte do primeiro tempo foi uma disputa franca e equilibrada entre as equipes. Porém, o Minas abriu vantagem e se manteve regular nos fundamentos. Em ace do levantador Adami, o time mocamericano virou em 22 a 21, ampliou e, mesmo após parada do técnico adversário para esfriar o confronto, fechou em 25 a 23. A segunda parcial se desenhou nivelada nos primeiros minutos. O Coelho conseguiu a dianteira do placar e teve o oposto Jô sendo acionado. Nos contra-ataques, o time minastenista passou à frente em 14 a 13, momento em que Henrique Furtado pede tempo. Com a vantagem, os donos da casa engataram boa sequência de pontos, venceu por 25 a 20 e deixou tudo igual em 1 a 1.

Com melhor nível técnico,  o quarto set é a vez da equipe visitante jogar muito, começar melhor e abrir frente de 13 a 9. Dando show no ataque e bloqueio, o Coelhão sustentou a diferença e, mesmo sofrendo pressão do oponente, terminou com vitória por 25 a 22, após ataque do oposto Jonadabe, que explorou o bloqueio. A quarta etapa teve o Minas construindo distância logo de cara. Logo, o set se desenhou complicado para o Montes Claros América Vôlei, ao passo que não teve volume para tirar a desvantagem. Com erros dos montes-clarenses, os anfitriões fecharam em 25 a 21 e levaram a partida para o tie-break.

Na volta, a equipe americana abriu pontos de vantagem, mas deixou o adversário encostar. Na sequência, o time da capital mineira passou à frente. Com forte poder de reação, o Montes Claros teve o ponteiro Ygor Ceará em destaque no tie-break. Após, decretou a vitória em 15 a 13, garantindo lugar na semifinal do Estadual.

“A gente estava cansado, vindo de quatro jogos e treino na semana. O grupo todo cansado e sabendo que precisava de uma vitória. Acho que a união e a paciência prevaleceram dentro da quadra. Na hora que a gente foi começar o jogo, conversamos e falamos que teríamos que ter paciência um com o outro porque estavam todos cansados e precisávamos para rodar bola e deu certo. A cada ponto, a vibração, acreditamos que poderíamos ganhar. Um tie-break de muita emoção. Graças a Deus deu certo”, comemorou o oposto Jonadabe.

Vale lembrar que os jogos da fase final do Campeonato Mineiro acontecerão no ginásio do Riacho, em Contagem. As semifinais serão às 18h (Fiat/Gerdau/Minas x Montes Claros América Vôlei) e 20h30min (Sada Cruzeiro x Brasília Vôlei), já a final será no dia seguinte, às 20h, com disputa pela terceira colocação às 17h. As partidas terão transmissão da TVNSports.

foto: Orlando Bento/MTC

« Anterior
Próxima »

Facebook Comments APPID