ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ZA

(Liga Mundial) Com virada espetacular, Brasil vence Cuba

Na manhã desta quarta-feira, o Brasil entrou no ginásio Ergo Arena, na Polônia, para encarar Cuba na estréia da fase final da Liga Mundial. Em um confronto conhecido por sua tradição, sendo que há pouco menos de nove meses, as duas seleções decidiram, em Roma, na Itália, o título do Campeonato Mundial, vencido pelos brasileiros. Com uma virada espetacular, o time de Bernardinho venceu por 3 sets a 2, parciais de 18/25,  21/25, 25/16, 30/28 e 15/12.

As duas equipes entraram em quadra modificadas. Cuba mostrou novos jogadores, pois perdeu sua ‘espinha dorsal’ antes mesmo da Liga Mundial, casos do central Simon, do ponteiro Leal e do levantador Hierezuelo. Já o Brasil iniciou a partida com Dante, Leandro Vissotto e Marlon. Com um começo apático, os brasileiros viram os caribenhos abrirem vantagem de quatro pontos desde o primeiro treino técnico. Quando o placar marcava 15 a 11, Bruninho e Théo ingressaram para mudar o panorama. Entretanto, a defesa tinha dificuldades, enquanto Leon e Bell era bem acionados deixando a distância cada vez maior (18 a 12). Os brasileiros até tiveram uma reação, mas depois com bons saques de Hernandez e erros na recepção o set terminou 25 a 18 para os cubanos.

O segundo set iniciou com o Brasil mais ‘vibrante’ em quadra. O saque e o bloqueio do time verde-amarelo começaram a aparecer, principalmente com Rodrigão. O jogo era equilibrado, com destaque para o jovem cubano Leon, bem no saque e nas bolas de saída de rede. Era ponto de um lado e do outro, sendo que em determinado momento o placar marcava 16 a 15 para Cuba. O central Camejo (irmão do ponteiro que atua no Vôlei Futuro) era bem acionado nas bolas de velocidade, que dificultavam a marcação brasileira. A equipe de Bernardinho desperdiçava contra-ataques enquanto o placar mostrava 22 a 20 para os adversários. No final, 25 a 21, com Leandro Vissotto parando duas vezes no bloqueio.

Com a intenção de reverter o jogo, entraram no terceiro set Sidão, Giba e Théo, que logo de cara já mostraram suas armas colocando 8 a 3 no placar.  Os brasileiros pararam de desperdiçar o saque, deixando o ‘problema’ da recepção para os adversários. Bruninho, com muita personalidade, variou as jogadas e complicou ainda mais os cubanos. Giba e sua tradicional bola de fundo, além de Lucão bastante regular no meio iam ditando o ritmo para a vitória no set e a recuperação na partida. No final, 25 a 16, com ponto de Murilo no ataque.

O quarto set iniciou tenso para as duas seleções, sendo que o Brasil tinha obrigação de vencer para forçar o tie-break. O saque cubano continuava forte, mas a equipe de Bernardinho equilibrava a partida com as jogadas de meio com velocidade. O placar era próximo (13 a 11) para os caribenhos, sendo que os pontos adversários, muitas vezes, eram dados por erros brasileiros. Após um ataque de Leon o time da América Central chegou a 19 a 16, fazendo Bernardinho pedir tempo. Depois uma defesa de Murilo e ataque de Giba, o Brasil encostou em 21 a 20. O final do jogo foi dramático, com ponto de um lado e de outro, no final 30 a 28 para os brasileiros, com destaque para as defesas de Murilo e os ataques de Lucão.

Com moral depois de empatar o jogo em 2 a 2, o Brasil iniciou o quinto set forte no bloqueio e com a vibração característica da seleção de Bernardinho. Os cubanos mostravam que a confiança do começo da partida estava bem distante e no placar 8 a 5 para os brasileiros. O jogo era equilibrado e as equipes erravam pouco, sendo que o time verde-amarelo abriu vantagem depois de um bloqueio de Sidão e um ataque de Théo (14 a 12). No final, 15 a 12 com uma bola fora cubana.

Hoje, pelo mesmo Grupo F, os norte-americanos perderam por 3 sets a 1, parciais de 29/31, 25/16. 25/21 e 25/22 para a Rússia, que está na liderança da chave com três pontos. Nesta quinta-feira, às 8h30min (horário de Brasília), o Brasil volta à quadra para encarar os Estados Unidos, novamente na cidade de Gdansk.

Equipes 

Brasil: Marlon, Leandro Vissotto, Rodrigão, Lucão, Murilo, Dante e Serginho (líbero)
Técnico: Bernardinho 

Cuba: Diaz, Leon, Mesa, Camejo, Bell, Hernandez e Keibir Gutierrez (líbero)
Técnico: Orlando Samuels

foto: FIVB/Divulgação
« Anterior
Próxima »

Facebook Comments APPID