O clássico mineiro entre Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas definirá um dos finalistas da Superliga 2011/2012. O primeiro duelo ocorre nesta terça-feira, às 21h, no ginásio do Riacho, em Contagem. De um lado está um time com a melhor campanha da fase classificatória e com um conjunto entrosado. Do outro, uma equipe tradicional, que vem embalada por vitórias importantes. Certeza de grandes jogos que nenhum amante de vôlei vai querer perder.
O Sada/Cruzeiro, que passou sufoco para eliminar o BMG/São Bernardo, chegou mais uma vez as semifinais e para fazer a segunda decisão seguida, o técnico Marcelo Mendez aposta no entrosamento do elenco. Mesmo com o destaque ficando por conta da dupla Wallace e William, em grande sintonia, o time celeste tem um time equilibrado, que passa pela regularidade do ponteiro Felipe, a tranquilidade do central Acácio e a segurança do líbero Serginho.
“Clássico é clássico, não tem favorito. Aqui também é assim. Talvez tenhamos a vantagem de jogar em casa, ter a nossa torcida que sempre nos apoia, mas não podemos cometer erros bobos e ajudar o adversário, pois isso sim será crucial para uma vitória ou derrota (...) Vai ter que ser na raça. Treinamos uma temporada inteira, então vai ser essencial esse pensamento. Será coração na mão em cada jogada”, declarou o oposto Wallace.
“Por tudo o que fizemos na temporada a gente merecia muito disputar essa fase da competição. Mas nós queremos chegar de novo na final e brigar pelo título. Essa semifinal com certeza não vai ser fácil, pois clássico não tem favorito (...) Vai ser um confronto definido em detalhes. Mas vamos aproveitar o fator casa, entrar concentrados e ir com muita garra para cima deles”, disse o central Douglas Cordeiro,
“Com certeza o jogo passado foi bem desgastante, principalmente no emocional, mas estamos acostumados com isso, e já estamos preparados para essa grande semifinal (...) Não acho que devemos mudar nada do nosso time, passamos por vários adversários complicados nessa liga e nosso padrão de jogo surtiu efeito em todos, então devemos buscar o nosso melhor e manter o nosso volume de jogo”, acrescentou o levantador William.
“Vamos jogar em casa, onde nosso time cresce bastante com o apoio da torcida. Temos que aproveitar esse fator para começar a disputa com uma vitória, o que dá mais confiança e tranquilidade para a sequência do confronto (...) O Vivo/Minas tem toda uma tradição e esse confronto já possui um alto grau de rivalidade, não só na Superliga, mas também no Campeonato Mineiro. Essa série tem tudo para ser bastante disputada”, disse o central Acácio.
No Vivo/Minas, o técnico Marcelo Fronckowiak quer utilizar as vitórias sobre a Cimed/Sky como indicadores para o clássico. Mesclando juventude e experiente, o time de Belo Horizonte quer acima de tudo ter equilíbrio, principalmente dentro do ginásio adversário. Com um retrospecto de duas vitórias na fase de classificação, vencer fora de casa não é considerado nenhum absurdo. Destaque para o ponteiro Lucarelli, a revelação da Superliga, e o levantador Marcelinho, que comanda o time com consciência e velocidade, aproveitando a potencia do tcheco Filipe e a energia do central Henrique.
“Zera tudo. Sabemos que o favoritismo é do Sada/Cruzeiro, mas temos como referência os bons resultados que tivemos ao longo da Superliga contra os grandes. Vamos jogar no nosso limite essa série bastante dura e não tem porque parar agora (...) Vivo/Minas e Sada/Cruzeiro é um clássico nacional e regional e não tenho dúvidas de que será muito disputado. As duas equipes se conhecem muito. Eles ficaram em primeiro lugar na fase de classificação e são adversário de primeira grandeza. Mas, nos últimos jogos, temos mostrado segurança no nosso voleibol e estamos preparados. Vamos fazer o nosso máximo e o nosso melhor e torcer para conseguir colocar em prática”, afirmou o treinador Marcelo Fronckowiak.
“Acredito que a grande diferença em quadra será por detalhes. Os dois times se conhecem muito bem e não será o tempo de treinamento que irá definir quem levará a melhor nesse primeiro jogo, serão mesmo os detalhes em cada set, imagina o central Otávio.
“Todos os jogos serão decididos no final, em detalhes. Vamos fazer partidas maravilhosas e dar ainda mais emoção para os torcedores. Com ginásios cheios e jogos bonitos, quem ganha é o torcedor (...) Os mineiros têm que se orgulhar dessa semifinal mineira. Tanto a Vivo/Minas quanto o Sada/Cruzeiro estão de parabéns pelas campanhas e será um confronto inédito. Já entramos na história, mas agora é a hora de decidir. E o momento da decisão é um campeonato à parte. Está tudo igual agora e todos vão começar do zero”, disse o levantador Marcelinho.
Equipes:
Sada/Cruzeiro: William, Wallace, Acácio, Douglas Cordeiro, Filipe, Mauricio e Serginho (líbero)
Técnico: Marcelo Mendez
Vivo/Minas: Marcelinho, Filip, Lucarelli, Bruno Temponi, Orestes, Henrique e Polaco (líbero)
Técnico: Marcelo Fronckowiak
foto: Washington Alves/VIPCOMM