No último sábado, a Federação Internacional de Vôlei divulgou o regulamento e parte da tabela da Liga Mundial 2013. Atual vice-campeã olímpica, a Seleção Brasileira está no grupo A e enfrentará Estados Unidos, Bulgária, Argentina, França e Polônia, atual campeã da competição. Pela primeira vez, o torneio contará com 18 equipes.
As seleções foram separadas em três grupos de seis, onde a definição se deu com base no ranking da FIVB. No grupo B estão Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irã. Já a chave C é composta por Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda e mais duas equipes que serão escolhidas ainda neste mês. Pelo regulamento, os grupos A e B classificam as três primeiras seleções para a fase final, enquanto apenas o campeão do Grupo C terá vaga garantida.
A fase de grupos começa a ser disputado dia 31 de maio e terá duração de cinco semanas. As três seleções (mais bem posicionadas no ranking) de cada grupo terão direito de fazer três partidas em casa e duas fora. A fase final da Liga Mundial acontecerá entre 16 e 21 de julho em uma cidade a ser escolhida pela FIVB.
“Ficamos em um grupo muito forte, junto com os atuais campeões, os poloneses, e os americanos, que sempre crescem quando enfrentam o Brasil. Mas a dificuldade será a mesma ou até maior para eles e tenho certeza que a seleção tem tudo para lutar pelo 10º título”, declarou o oposto Leandro Vissotto, atualmente no Ural Ufa, da Rússia.
Confira os grupos e a posição no ranking de cada seleção:
Grupo A - Brasil (1º), Polônia (4º), EUA (5º), Bulgária (8º), Argentina (9º) e França (16º)
Grupo B - Rússia (2º), Itália (3º), Cuba (6º), Sérvia (7º), Alemanha (10º) e Irã (14º)
Grupo C - Canadá (18º), Coréia do Sul (22º), Finlândia (31º) e Holanda (41º)
foto: divulgação
Nenhum comentário
Postar um comentário