O RJX venceu o São Bernardo por 3 sets 0, parciais de 25/18, 25/17 e 25/15, no ginásio Adib Moyses Dib, no segundo jogo da série melhor de três das quartas de final da Superliga 2012/2013. Com a vitória, os cariocas se classificaram para as semifinais da competição e agora esperam o vencedor do duelo entre Medley/Campinas e Vivo/Minas, que fazem o segundo jogo na próxima quinta-feira.
O bloqueio do ponteiro Ceará abriu o placar a favor do São Bernardo, mas na sequência o ponteiro Dante respondeu com um ataque. As equipes trocaram pontos e o time da casa fez 8 a 7. No ponto de saque de Dante, a equipe carioca virou o placar (9 a 8) e no ponto do central Lucão abriu três de vantagem: 18 a 15. Logo depois, quando o time do Rio de Janeiro marcou mais um e fez 19 a 15, o técnico Rubinho pediu tempo. Entretanto, os donos da casa seguiram melhor e, no ponto de bloqueio do ponteiro Thiago Alves, fecharam em 25 a 18.
Contando com erros do adversário, o São Bernardo começou o segundo set em vantagem no placar (3 a 1). Neste momento, uma queda de energia no ginásio deixou a partida paralisada por quase 30 minutos. Depois, o jogo seguiu no mesmo ritmo do primeiro, com as equipes se alternando no comando do marcador. No andamento do set, o RJX conseguiu abrir e, no bloqueio do central Riad, fez 15 a 11. A partir deste momento, o time carioca seguiu em vantagem e, novamente no bloqueio, fechou em 25 a 17.
Com a vitória nos dois primeiros sets, o RJX voltou melhor para o terceiro e abriu logo 3 a 1. A equipe carioca manteve os dois de vantagem em 8 a 6. No ataque de meio fundo de Dante, os visitantes fizeram 12 a 8 e o técnico Rubinho pediu tempo para conversar com os jogadores do São Bernardo. No bloqueio individual do oposto Theo, os donos da casa abriram sete pontos de vantagem: 16 a 9. O time paulista marcou três pontos em sequência (16 a 12) e foi a vez da equipe do Rio de Janeiro parar o jogo. Na volta, os comandados de Marcelo Fronckowiak, com grande atuação, fecharam em 25 a 15.
““Foi um excelente jogo. Conseguimos manter um bom nível de saque e contra-ataque e ainda bloqueamos muitas bolas deles (...) A vitória foi boa, mas agora temos que esquecer tudo isso e já começar a pensar na semifinal. Não tem porque escolher adversário para essa nova fase. Vamos ver o que vai acontecer na série entre Vivo/Minas e Medley/Campinas e torcer por um bom jogo”, declarou o ponteiro Dante.
“Entramos bem em quadra e conseguimos manter um ritmo forte. Além disso, a equipe soube se impor e conseguir essa importante vitória. Sabíamos que jogar aqui em São Bernardo é muito difícil, mas soubemos manter o foco e administrar o resultado”, destacou o oposto Theo.
“Tentamos fazer uma temporada mais organizada, aguerrida, competitiva, e fizemos o máximo em quadra e fora dela. O resultado foi visto, com a torcida comparecendo em todos os jogos. Mas enfrentamos algumas complicações, muitas lesões, e, ainda assim, sei que fizemos o nosso melhor. Infelizmente não deu para ganhar e o time do RJX está de parabéns”, disse o ponteiro Ygor Ceará.
Equipes:
São Bernardo: Paulo Renan, Renan, Isac, Matheus, Ceará, Ricardo e Felipe (líbero)
entraram : Joel, Alemão, Luizinho e Fred
Técnico: Rubinho
RJX: Bruninho, Theo, Riad, Lucão, Thiago Alves, Dante e Mário Júnior (líbero)
entrou: Ualas
Técnico: Marcelo Fronckowiak
foto: Alexandre Arruda/CBV
