A Confederação Brasileira de Vôlei deve se pronunciar oficialmente nesta quarta-feira sobre a Superliga 2014/2015, que já vem gerando reclamações antes mesmo de ter seu regulamento definido. Depois da inclusão e retirada em menos de 24 horas do Voleisul/Paquetá Esportes da competição, está confirmado que o torneio terá 12 clubes, com sets durante 25 pontos, com um novo sistema de rebaixamento e a decisão em série melhor de três partidas.
A volta dos 25 pontos – Os clubes tanto reclamaram que os 21 pontos (testados na Superliga 2013/2014) estão abolidos. A Federação Internacional de Vôlei recebeu um laudo da CBV informando que a diminuição dos pontos não melhorou o nível da partida e nem reduziu o tempo médio dos jogos.
Sistema de rebaixamento - Os dez primeiros colocados da edição 2014/2015 estarão automaticamente classificados para a próxima Superliga, além do campeão da Superliga B. A outra vaga (a CBV quer no máximo 12 participantes) será disputada em um minitorneio envolvendo os dois times que sobraram na elite e os melhores colocados da Superliga B (possivelmente os semifinalistas). Com isso, a ideia é excluir qualquer tipo de convite.
Ranking de atletas e negociações – Nas duas reuniões realizadas entre clubes e CBV, o ranking não foi discutido, ou seja, será mantido o mesmo critério utilizado nas edições passadas. Quanto a negociações entre as equipes brasileiras, nenhum atleta que esteja inscrito na Superliga poderá atuar, mesmo por empréstimo, para outro clube que esteja disputando a Superliga B. Com isso, os jogadores serão exclusivos para cada competição.
Playoffs – Muitos atletas reclamaram e pelo visto a decisão da Superliga 2014/2015 será em melhor de três partidas. Os clubes optaram por valorizar o critério técnico, mesmo correndo o risco de não ter todos os jogos transmitidos em TV aberta, já que a Rede Globo não garante espaço em sua grade para três finais de semana. Entretanto, isso ainda deve ser negociado.
Calendário – Uma tabela provisória já estaria sendo discutida pelos clubes, com a preferência (devido as transmissões) para partidas nas quintas-feiras e sábados. A princípio a data final para o término da Superliga 2014/2015 é 19 de abril, porém, isso pode mudar devido a conversas com a Rede Globo.
foto: CBV/Divulgação
Nenhum comentário
Postar um comentário