ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ZA

(Liga das Nações) Na volta de Lucão, Brasil derrota a Itália e segue líder

Lucão contra a Itália na Liga das Nações
Na abertura da última etapa da fase classificatória da Liga das Nações, a Seleção Brasileira derrotou a Itália por 3 sets a 1, parciais de 25/19, 32/30, 22/25 e 25/20, em Rimini. Com o resultado, a equipe comandada por Carlos Schwanke manteve a liderança isolada, agora com 35 pontos, e está classificada para as semifinais. Os destaques da partida foram os ponteiros Lucarelli e Leal, que tiveram muita importância no ataque e no saque para a vitória na casa dos adversários, mesmo com o time tendo problemas no side-out.

O Brasil iniciou o jogo com força máxima, ou seja, com o time considerado titular, sendo o destaque a presença de Lucão. Já a Itália estava sem seus grandes nomes na Liga das Nações, mas com muitos jovens querendo um espaço: 4 a 4. Na primeira parada técnica, os brasileiros tinham a vantagem de um ponto: 8 a 7, após ataque de Maurício Souza. No ace do oposto Nelli, um contra-ataque de Recine e um bloqueio em Leal, os italianos viraram para 9 a 12. Entretanto, os brasileiros melhoraram e com boa passagem de Leal no saque, o placar ficou igual: 12 a 1, sendo que na segunda parada técnica o jogo estava 16 a 14 para o time verde e amarelo. O Brasil chegou a abrir boa vantagem, mas seguia com algumas dificuldades na virada de bola: 20 a 16. Na reta final do set, o ponteiro Leal foi um dos destaques para ajudar a equipe brasileira, que conseguia administrar a diferença no placar, a vencer por 25 a 19.

O segundo set iniciou com ace de Lucarelli, um dos destaques da partida, sendo que o duelo estava bem equilibrado, com o Bruninho buscando mais os ponteiros: 5 a 5. Na primeira parada técnica, os italianos estavam na frente com 7 a 8, devido a uma aproveitamento melhor do levantador Sbertoli na bola pelo meio. Com grande bloqueio de Lucão, os brasileiros viraram o jogo em 11 a 8, sendo que a partir deste momento o que se viu foi o time verde e amarelo dominando a partida. Com direito a ace de Lucarelli, o placar era de 17 a 13, porém os italianos tentavam pressionar forçando bastante o saque e chegaram a fazer 17 a 16, obrigando Carlos Schwanke a pedir tempo. O Brasil ia controlando o set, mas sem forçar tanto o jogo, o que mantinha a Itália ainda lutando em quadra: 20 a 18. No final do set, a equipe européia cresceu defensivamente e deixou tudo igual: 21 a 21 e depois em 23 a 23, porém com paciência, os brasileiros conseguiram frear o ponteiro canhoto Michieletto (que estava virando todas) e venceram a parcial por 32 a 30, após ace de Lucarelli e sete match points.

No terceiro set, assim como terminou a parcial anterior, iniciou com muito equilíbrio: 4 a 4. Na primeira parada técnica, os italianos estavam na frente por 7 a 8, após bloqueio sobre Wallace, e o que se via era a seleção européia mais solta em quadra e virando bola: 9 a 10. Com 11 a 13 no placar, o Brasil ia se atrapalhando em algumas bolas, principalmente com Lucão (que naturalmente estava sem ritmo de jogo). Antes mesmo da segunda parada técnica, Carlos Schwanke pediu tempo, pois os italianos venciam por 12 a 15. Com 16 a 18, o Brasil voltou a ‘agredir’ no saque, mas o adversário estava muito ‘ligado’ em quadra, com destaque para a distribuição do Sbertoli: 18 a 20. O ponteiro Recine estava bem no ataque, sendo o grande diferencial da Itália: 18 a 21, e que ajudou a equipe européia vencer por 22 a 25.

O quarto set começou com o Brasil abrindo 3 a 1, porém os italianos estavam bem confiantes em quadra, principalmente no bloqueio. Com Lucarelli sendo o melhor jogador do Brasil, a equipe cresceu e chegou a primeira parada técnica com 5 a 8. Essa vantagem brasileira fez o time adversário errar demais, principalmente no bloqueio (que tocava em muitas bolas): 10 a 5. O famoso ‘volume de jogo’ do Brasil começou a entrar, com variações de jogadas de Bruninho e com Leal e Lucarelli nos contra-ataques. Na segunda parada técnica, o placar era de 16 a 8, com o Brasil agora mais solto em quadra, e administrando a ampla vantagem. No final, os brasileiros tiveram certa desatenção na recepção, o que fez os italianos ainda quererem jogo: 18 a 14, o Brasil voltou a rodar: 21 a 18. Entretanto, o que era para ser uma parcial tranquila, acabou sendo mais complicada do que devia, mas no final deu Brasil por 25 a 20.

“Não temos jogos fáceis neste torneio. Cada equipe tem a sua qualidade e um bom nível de voleibol. Hoje a equipe italiana mostrou que está a melhorar, semana a semana, por isso jogou muito bem num sistema de defesa-bloqueio .No terceiro set cometemos alguns erros no nosso ataque, talvez algumas escolhas que fiz, mas no final é importante que ganhemos e façamos três pontos. E continuamos empurrando, temos muito trabalho a fazer, mas é isso - estamos no caminho certo”, afirmou o capitão Bruninho.

A Seleção Brasileira volta a quadra nesta terça-feira, às 14h30min, contra a Alemanha, em jogo transmitido ao vivo pelo SporTV 2.

Equipes:

Brasil: Bruninho, Wallace, Leal, Lucarelli, Lucão, Maurício Souza e Thales (líbero)
entraram: João Rafael, Fernando Cachopa, Alan, Maurício Borges e Douglas Souza
técnico: Carlos Schwanke

Itália: Sbertoli, Nelli, Recine, Michieletto, Mosca, Cortesia e Balaso (líbero)
entraram: Bottolo , Pinali, Spirito e Vitelli
técnico: Antonio Valentini

foto: Volleyball Wolrd/FIVB

« Anterior
Próxima »

Facebook Comments APPID