ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ZA

(Jogos Olímpicos) França campeã, seleção do torneio e o melhor de Tóquio 2020

França campeã olímpica
Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terminaram e a França ficou com a inédita medalha de ouro ao derrotar na decisão o Comitê Olímpico Russo por 3 sets a 2, parciais de 25/23, 25/17, 21/25, 21/25 e 15/12. Os franceses nunca tinham conquistado o pódio em uma Olimpíada e acabaram no lugar mais alto em meio a uma das edições mais diferenciadas, que ainda teve a Argentina levando o bronze.

A França chegou a Tóquio tendo a fama de ter jogadores habilidosos, mas que não conseguiam transformar isso em uma equipe. Isso ficou provado pela própria federação francesa de vôlei, que acertou com Bernardinho antes dos Jogos Olímpicos, como se não acreditasse em um bom rendimento de Laurent Tillie como treinador. Claro que uma medalha de ouro nunca é fácil e a equipe passou por muitas provações no torneio, tanto que se classificou no Grupo B como a quarta colocação.

Na fase classificatória foram apenas duas vitórias (uma delas era obrigação, no caso contra a Tunísia e outra uma prévia do que viria ser a decisão, no caso contra o Comitê Olímpico Russo). A estreia com derrota para os norte-americanos por 3 sets a 0 e o jogo duríssimo contra a Argentina, onde perderam no tie-break foram decisivos para ‘ligar um sinal de alerta’, sendo que no grande jogo dessa etapa (contra o Brasil, onde perderam no quinto set, se viu do que os franceses eram capazes).

Nas quartas de final, a vitória sobre a fortíssima Polônia, no tie-break, mostrou que Ngapeth e companhia poderia ir mais longe e diante da Argentina, nas semifinais, não deram chances a equipe de Marcelo Mendez. Já na decisão começaram arrasadores, tiveram uma queda de rendimento, mas se organizar para ganhar dos russos. No final, medalha de ouro e muita comemoração em quadra.

Como não poderia de ser, Ngapeth foi eleito o MVP da competição e um dos ponteiros da seleção, sendo que os franceses ainda colocaram o líbero Grebennikov e o central Chinenyeze. Os russos, que ficaram com a prata, tiveram no time outros três nomes: o central Iakovlev, o ponteiro Kliuka e o oposto Mikhaylov. E a Argentina foi representada pelo levantador Luciano de Cecco.

foto: Volleyball World/FIVB

« Anterior
Próxima »

Facebook Comments APPID