No jogo mais disputado da última rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista – divisão especial, o Santo André venceu o São José dos Campos por 3 sets a 2, parciais de 25/22, 25/17, 22/25, 20/25 e 15/12, no ginásio Pedro Della’Antonia. Com o resultado, a equipe do ABC terminou essa etapa na sexta colocação, com seis pontos, enquanto o time do Vale do Paraíba ficou no terceiro lugar, com 10 pontos.
A partida iniciou com o Santo André sacando forte e chegando a primeira parada técnica com 8 a 5. Os visitantes reagiram e conseguiram empatar o duelo em ace do ponteiro Juninho: 11 a 11. A igualdade permaneceu durante boa parte da parcial, até que o time do ABC conseguiu passar a frente e fechar em 25 a 22.
O segundo set começou bastante equilibrado, sendo que na primeira parada técnica o Santo André vencia por 8 a 7. Com São José dos Campos errando muito, os donos da casa foram abrindo vantagem, tanto que chegaram a fazer 21 a 16, pois a bola dos visitantes não passava pelo bloqueio adversário. No final, 25 a 17 para a equipe do ABC que assim abria 2 sets a 0.
Precisando reagir, São José dos Campos foi para cima e logo conseguiu fazer 6 a 4, porém os donos da casa reagiram e equilibraram o terceiro set: 7 a 7. Na sequência, Santo André, que conseguia fazer um bom trabalho no saque/bloqueio, abriu 13 a 8 e com muitos erros dos visitantes chegaram a 17 a 13. Entretanto, quando todos imaginavam um 3 sets a 0, a equipe do Vale do Paraíba começou a jogar e encostou em saque de Rodrigo: 17 a 16 e depois de muita disputa conseguiu virar o placar e fechar em 25 a 22.
Aproveitando a moral elevada após a virada do set anterior, São José dos Campos partiu para o ataque e logo faz 8 a 6 na primeira parada técnica. A vantagem ficou maior: 13 a 9, ainda mais com o trabalho defensivo apresentado pelos visitantes. No segundo tempo obrigatório, a equipe do Vale do Paraíba tinha 16 a 12, porém Santo André encostou e deixou o final da parcial emocionante, porém a vitória foi dos comandados de Reinaldo Bacilieri por 25 a 20.
No tie-break o que se esperava era equilíbrio e o que se viu foi pura emoção, com o São José dos Campos abrindo 6 a 3, mas com Santo André indo buscar e empatando em 8 a 8. Cada ponto era bastante disputado, mas no final os donos da casa tiveram mais tranquilidade e erraram menos para fazer 15 a 12.
“Jogamos bem nos dois primeiros sets, mas eles melhoraram. O jogo mostrou que temos plantel de qualidade”, avaliou o técnico Marcelo Madeira, em entrevista ao jornal Diário do Grande ABC.
“O jogo foi dentro do contexto que estamos acostumados
contra o Santo André, sempre em 3 a 2. Eles tiveram mérito em sacar muito bem,
criando um efeito grande em nossa recepção, jogamos o tempo todo com bolas
marcadas. Mostramos poder de reação, levamos o jogo pro tie-break e novamente o
saque deles entrou. Precisamos pensar em uma formação melhor para recepção para
os playoffs e enfrentá-los com condição de chegar às semifinais”, disse o
técnico Reinaldo Bacilieri.
Nas quartas de final, que ainda terá datas e horários divulgados pela Federação Paulista de Vôlei, o São José dos Campos (3º colocado) encara o Santo André (6º colocado). A próxima fase será melhor de duas partidas e em caso de empate ocorrerá um golden set ao final do segundo jogo.
foto: Zaia Comunicação
Nenhum comentário
Postar um comentário